O cordel no mercado editorial
A literatura que surgiu no sertão virou disciplina obrigatória nas escolas da rede municipal carioca, adaptou- se ao formato livro e aos meios digitais, enquanto Rio e São Paulo rivalizam como capitais mais importantes para o gênero no Sudeste. Leia mais
|
Uma vida entre os livros
Falecimento da tradutora e ex-livreira Milena Duchiade priva mercado editorial de uma de suas vozes mais atuantes, pioneira na reivindicação do preço fixo para o livro que tramita no Congresso como Lei Cortez. Leia mais
|
A leitura das crianças
A literatura infantil demorou a entrar na história do mercado editorial e, desde então, passou por transformações na forma, conteúdo e venda. Hoje, concorre com as novas tecnologias e tem sucesso de público e crítica. Leia mais
|
A Bibliodiversidade no Centro
Com 43 livrarias e dezenas de bibliotecas renomadas, o Centro do Rio é a área mais rica em cultura do país e se destaca pela diversidade bibliográfica. O turismo tem explorado essa riqueza, e livrarias entraram para os roteiros exclusivos dessa região carioca. Leia mais |
Conversa sobre o livro
Livrarias voltam a ser, através dos clubes do livro, locais de reflexão e troca cultural depois do distanciamento social imposto pela pandemia e em resposta à crescente virtualização das relações pessoais pelo uso intensivo da internet. Leia mais |
A interação imprensa - mercado editorial
Jornais e livros tem aproximações e divergências, mas compartilham, ao longo da história, a luta pela liberdade de expressão e pela multiplicidade de vozes. Leia mais |
O autor na livraria
No mundo de relações virtuais, a presença do autor na livraria ajuda a manter uma tradição do mercado editorial que permite a conexão real com os leitores, a comunicação com os livreiros e a clássica dedicatória para os fãs. Leia mais |
O papel da Convenção
Carta entregue ao presidente Lula pela regulação do mercado livreiro idealizada no primeiro dia da Convenção Nacional de Livrarias mostrou o evento como lugar de encontros, debates e também oportunidade de ação. Leia mais |
A lei e o livro
Prazo limitado para que o livro novo tenha o mesmo preço em todos canais de venda irá proteger as livrarias, a bibliodiversidade e a cultura nacional, graças ao projeto de lei que tramita no Congresso Nacional. Leia mais |
A leitura da Geração Z
Eles são nativos digitais, nascidos entre 1995 e 2012 mas surpreendem na adesão ao tradicional livro, o que tem causado impacto positivo no mercado editorial do Brasil e do mundo. Leia mais |
AEL subsidia inscrições para a Convenção Nacional
O encontro anual que antecede a Bienal do Livro será no início de setembro na capital paulista e associadas da AEL RJ, em dia com as contribuições terão subsídio de R$400 na inscrição de um representante. Leia mais |
Editoras desequilibram o mercado
Prática de algumas editoras em vender com desconto direto para o leitor compromete a reputação das livrarias e destroe o valor do livro na percepção do público, denuncia a ANL. Leia mais |
|