Imprimir E-mail

Livreiros do Rio elegem nova diretoria


A chapa Papiro, presidida por Borgópio D’Oliveira, da Triuno Livraria, Irajá, RJ, foi eleita, nesta terça feira, para dirigir a Associação Estadual de Livrarias RJ no biênio 2023/25 com proposta de dar continuidade às pautas das diretorias anteriores e incrementar novas ações.

Borgópio D'Oliveira, da Triuno Livraria, primeiro à direita, embaixo, é o novo presidente da AEL

 

Os outros integrantes da nova diretoria são Ivan Costa Silva, Livraria Belle Époque, Méier, RJ, na vice-presidência; Sérgio Ronaldo Santos Silva, Livraria Castro Alves, em Araruama, como primeiro tesoureiro; Alécio  Alvico Teixeira Júnior, Livraria Eldorado, Tijuca, RJ, como segundo tesoureiro; e Denilsa Moreira de Sousa, Livraria Lumen Cristhi, Centro, RJ, como secretária geral. No conselho fiscal estão Anna Valle, da Casa da Fábula, em Petrópolis,  Adroaldo Peixoto, Livraria Panorama Romanceiro, em Niterói e Danilo Avellar Bragança, Livraria São Francisco, Grajaú, RJ.

Borgópio D’Oliveira é o nono livreiro a presidir a AELRJ que, fundada em 1993, completa em novembro 30 anos, e foi, em 1999, a primeira entidade brasileira a defender a Lei do Preço Fixo, hoje Lei Cortéz, em trâmite no Congresso, quando, segundo a então diretora da entidade Milena Duchiade, ex- Livraria Leonardo da Vinci,  um abaixo assinado de livreiros com a reinvidicação foi apresentado no 30º Encontro de Livreiros e Editores em Florianópolis, SC.

O presidente eleito da AELRJ disse que a nova diretoria “vai aprofundar o debate sobre as propostas que estão na mesa, definindo prioridades com objetivo de desobstruir a agenda”.  Entre elas está  o aumento do quadro de associadas da entidade e consolidação de parcerias não só com entidades ligadas ao livro mas com demais associações comerciais.

Outras pautas que terão  continuidade  são: reivindicar a isenção de IPTU para as livrarias, benefício concedido pela Prefeitura do Rio às editoras da cidade, e volta do Vale Livro, voucher que por 10 anos foi distribuído pela Secretaria de Educação aos professores da rede municipal e que, ao ser trocado exclusivamente em livrarias, foi de grande benefício para elas.

Certa de que as livrarias cariocas terão muito a ganhar, a nova diretoria da AELRJ está empolgada com a   candidatura do Rio a Capital Mundial do Livro - 2025, título dado pela UNESCO, anualmente, às cidades que apresentam os melhores projetos de incentivo ao livro e a leitura,  e que será revelado em agosto.

 

14/06/2023