Vale Livro 2014 chega em outubro Imprimir E-mail

Vão participar desta edição 42 livrarias filiadas à AEL num total de 84 lojas onde os vales, emitidos pela Secretaria Municipal de Educação, podem ser trocados. O valor é o mesmo da edição anterior R$ 55,00 a serem usados exclusivamente na compra de livros.

 

Nova edição do vale é a décima dentro do programa 'Rio uma Cidade de Leitores'

Nova edição do vale é a décima dentro do programa 'Rio uma Cidade de Leitores'

 

Pela primeira vez, a licitação da Secretaria Municipal de Educação teve pregão eletrônico. Segundo o presidente da AEL, Antônio Carlos  de Carvallho, houve leve pressão para que o valor reembolsado diminuisse mas ele se manteve firme na defesa dos interesses das livrarias  e o desconto continua de 20%.

Com isso , o valor líquido que a livraria recebe pelo vale é de R$ 43,50. A promoção dura seis meses e, ao final de cada mês a AEL deposita na conta da livraria o valor correspondente ao total de vales recebidos.

Este ano serão dois tipos de  vales; um azul, distribuido para os professores da rede municipal e outro verde para os agentes de educação infantil e bibliotecários num total de 41 mil vales.

Os vales azuis terão validade de seis meses a partir de 15 de outubro e; os verdes a partir de  primeiro de dezembro, também válidos por seis meses.

Essa será a décima edição do Vale Livro que é vinculado ao programa "Rio uma Cidade de Leitores" da Secretaria Municipal de Educação com objetivo de fortalecer o hábito de leitura junto aos professores e estimular a frequência às livrarias.

Entre as 42 livrarias credenciadas para o vale 2014 estão as novas filiadas da AEL  a Livraria Leitura, rede com sede em Minas Gerais que inaugurou três lojas no subúrbio carioca e Atzilut, localizada no Largo do Machado.

Para Luciana Meir, da Atzilut, especializada em cultura judaica, participar do vale livro é uma forma de tornar sua livraria mais conhecida pois segundo ela, muitos frequentadores da galeria onde está localizada  não se dão ao trabalho de subir ao segundo andar onde fica sua loja.

Apesar de ser promovido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro o vale livro conta com a adesão de livrarias de outros municípios do estado como a Veredas, em Volta Redonda e a Castro Alves em Araruama.

Sergio Santos Silva, da Castro Alves, acredita que as trocas de vales em sua loja aconteçam porque muitos professores só  têm tempo livre quando estão em descanso na Região dos Lagos. Já Solange Whehaibe, da Veredas, diz que participar é uma forma de fortalecer a AEL como institutição.