AEL elege nova diretoria Imprimir E-mail

Glaucio Pereira, da Livraria República, é o novo presidente, eleito para mandato de dois anos com a chapa União Livreira. Ele toma posse em maio no lugar de Antonio Carlos de Carvalho, da Livraria Galileu, que esteve à frente da entidade por três mandatos consecutivos.

Terceiro à direita, Glaucio Pereira, novo presidente da AEL é  livreiro, distribuidor editor

Terceiro à direita, Glaucio Pereira, novo presidente da AEL é livreiro, distribuidor editor

O novo presidente disse que vai continuar a luta por mais ética no mercado e pela lei do preço único do livro. Outras metas são liberação do cartão do BNDES para compra de acervo e isenção do IPTU para as livrarias como já acontece com as editoras.

Uma prioridade será o cadastro de todas as livrarias e pontos de venda de livros do estado. Depois está programada a edição de um guia com as livrarias do Rio,ainda dentro das comemorações dos 450 anos da cidade.

Além da Livraria República Glaucio é dono da editora Quartet e da distribuidora Eldorado Sudeste. A ética no relacionamento entre estes três segmentos do mercado livreiro que ele pleiteia na plataforma de trabalho pode surgir com a aprovação no Congresso da lei do preço único para o livro.

A chapa União Livreira, formada por ele, também quer o fortalecimento das livrarias como polos difusores de cultura , o reconhecimento da profissão de livreiro e o combate a feira e eventos que praticam descontos predatórios com prejuízo para livrarias estabelecidas.

Ela também tem Solange Whehaibe, da Livraria Veredas, de Volta Redonda, como vice presidente: Susana Zanella, da Paulus, como secretária; Isaque Lerbak da Eldorado, como tesoureiro 1; Cristiano Massa, da Edital, como tesoureiro 2.

O conselho fiscal é formado por Milena Duchiade, da Leonardo da Vinci, Yan Rola, da Yan Livros e Sergio Santos Silva, da Castro Alves, em Araruama.