Livrarias são maior canal de venda de livros
Elas têm 60,59% do faturamento do mercado, segundo pesquisa divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, incluídas as vendas pela internet. Já as livrarias exclusivamente virtuais têm apenas 2,25%.
Os dados da pesquisa Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro, encomendada pelo SNEL e pela Câmara Brasileira do Livro foram apresentados hoje, na sede do SNEL pelo presidente da entidade, Marcos Pereira, e pelas pesquisadoras Leda Paulani e Mariana Bueno, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo. Ao término da apresentação, Marcos Pereira se mostrou otimista de que na próxima pesquisa, ano que vem, os dados do mercado editorial já estarão melhores. Segundo ele, as vendas para o Dia das Mães este ano, apesar de não terem sido tão boas, foram melhores que no ano passado. A pesquisa mostra que 2016, foi ruim mas melhor que 2015. O decréscimo real de vendas foi de 5,2% enquanto a queda em 2015 foi de 12,6%. Mas para Marcos, a queda de mais de 17% em dois anos é preocupante como também a desvalorização que vem sofrendo o preço do livro. As vendas para o mercado tiveram uma queda 3,3% mas as vendas para o governo aumentaram em 13,8% muito em função das compras para o Programa Nacional Biblioteca na Escola e do Programa Nacional do Livro Didático. Com isso o setor didáticos teve um aumento de 3,7 em 2016 enquanto em outros setores houve queda. A maior foi na área de livros científicos, técnicos e profissionais. Por causa da crise muitos alunos optaram por vias alternativas de leitura que vão da biblioteca à fotocópia dos livros. Este ano a produção e comercialização de conteúdo digital das editoras não entrou na pesquisa. Eles estão sendo pesquisados à parte no Censo do Livro Digital que deverá ter a primeira edição divulgada em agosto Veja a Pesquisa do Setor Editorial 2016 aqui.
17/5/2017 |