Imprimir E-mail

Nova análise mensal do mercado livreiro


A Associação Nacional de Livrarias  e a GFK,  multinacional de pesquisa de mercado,  vão  mostrar mensalmente, no site da ANL, um retrato do comportamento do varejo do livro no Brasil.  Pesquisa semelhante é apresentada, mensalmente, pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros junto com o Instituto de Pesquisas Nielsen no site do SNEL.

Segundo Bernardo Gurbanov,  presidente da ANL ,“Esse serviço é consequência de uma parceria que se desenvolve desde 2011. Por vários anos a GFK participa de nossas Convenções, trazendo ao mercado dados sobre o varejo do livro. “

A primeira amostra da pesquisa divulgada pela ANL no início do mês, mostra que  o mercado livreiro se recuperou em 2017 com crescimento de 1,5% comparado  a 2016. Sendo a maior recuperação no segmento livrarias com alta de  6,5% no faturamento.

O percentual de descontos ao consumidor ficou estável em 2017, com desconto médio em torno de 17,4%.  Os segmentos que tiveram destaque nas vendas fora histórias em quadrinhos,  autoajuda e literatura brasileira.

Filipe Mori, coordenador de pesquisa de mercado na GFK , lembra que o crescimento de vendas nas livrarias foi através das diversas opções de marketplaces surgidas em 2017 que contribuíram com as vendas online : “ Pequenas e médias livrarias têm nos marketplaces oportunidade de multiplicar as vendas”.

Mori lembra que entender as tendências e os possíveis desdobramentos  delas  ajudam a trilhar com mais segurança os caminhos que estão por vir e Bernardo Gurbanov disse que a ANL tem plena convicção da importância do investimento em pesquisas para tomada de decisões.

O Relatório ANL/GFK estará no site da ANL  na semana do dia 20 de cada mês com um panorama de como foi o mês anterior.


5/01/2018