AEL faz doação no 13º Salão FNLJI do Livro para Crianças e Jovens Imprimir E-mail

A Associação Estadual de Livrarias doou cerca de 500 livros à Escola Municipal Dr. Cócio Barcelos na solenidade de abertura do 13º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens nesta segunda feira, 6, no Centro de Convenções Sul America.

 

Claudia Costin recebe do presidente da AEL Antonio Carlos de Carvalho alguns dos livros doados

Claudia Costin recebe do presidente da AEL Antonio Carlos de Carvalho alguns dos livros doados

 

A escola Dr. Cócio Barcelos, que fica em Copacabana, recebeu a doação como prêmio no concurso “Minha primeira biblioteca” promovido pela Secretaria Municipal de Educação.

Na solenidade, o presidente da AEL Antonio Carlos de Carvalho entregou alguns dos livros à Secretaria Municipal de Educação, Claudia Costin, que em seguida os repassou para a diretora da escola , Solange Cunha Figueira da Costa.

O 13 º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens fica até o dia 17de junho no Centro de Convenções Sul America, na Cidade Nova.Além da venda de livros de 64 editoras,o salão promove encontros literários e tem bibliotecas inclusive para bebês.

Este ano o tema principal é a língua portuguesa, a quinta mais falada no mundo e a mais falada no hemisfério sul. As nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa –CPLP estão sendo homenageadas fortalecendo a união entre elas.

Outros homenageados são Maria Clara Machado, pioneira do teatro infantil, o livro Menino Maluquinho, de Ziraldo, que completou 30 anos e a escritora Ana Maria Machado , várias vezes premiada pela FNLI.

Os destaques na abertura foram Ziraldo, que saudou a importância dos escritores infantis no Brasil, Daniel Munduruku, que falou sobre literatura indígena, e Claudia Costin, Secretaria de Educação que falou do projeto “Rio uma Cidade de Leitores”.

Em seguida foi feita a entrega do prêmio FNLIJ 2011 para produções do ano passado, em 14 categorias,incluindo melhor livro para criança, melhor livro para o jovem, melhor livro de imagem e melhor tradução adaptação para criança.

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil –FNLIJ é a seção brasileira da International Board on Books for Young People – IBBY. Está estabelecida no Rio de Janeiro e é uma instituição de utilidade pública estadual e federal.