O elo mais fraco da corrente
Em carta ao mercado editorial e entidades do livro, AEL protesta contra prática de grandes editoras que usam livrarias como vitrine, mas nas redes sociais encaminham os leitores para sites predadores do comércio livreiro.
A Associação Estadual de Livrarias do Estado do Rio de Janeiro - AEL-RJ - tem 27 livrarias associadas que oferecem ao mercado do livro 40 lojas além de sites para venda pela internet . Todo bom profissional de vendas sabe, ou deveria saber, que o e-commerce depende muito das VITRINES do varejo físico, sendo as livrarias o SHOW ROOM para as editoras . No dia em que esse ELO MAIS FRACO do mercado do livro, as livrarias, for quebrado toda a corrente sentirá os efeitos. O normal é que a indústria faça publicidade de seus produtos e não dos revendedores. A AMBEV não induz seus seguidores a comprar cerveja no supermercado Mundial ou no Guanabara; a SAMSUNG também não sugere aos seus seguidores as Casas Bahia ou Lojas Americanas para a compra de seus eletrônicos. Num mercado livre o importante é a igualdade de condições para todos e não o favorecimento de alguns . A indústria fabrica, divulga o produto e o consumidor o adquire onde quiser; é o RESPEITO a todos os revendedores. No mercado do livro isso acontece? Infelizmente NÃO. Nossas associadas reclamam da atuação de várias editoras nas redes sociais que alcançam o Brasil inteiro. As mais comentadas são a Arqueiro, Intrínseca, Nova Fronteira, Record, Rocco e Sextante com seus 2 milhões e 579 mil seguidores só no Instagram. Em suas contas elas direcionam os seguidores principalmente para a Amazon e Submarino, sendo que a Arqueiro e a Sextante têm em seus perfis no Facebook uma loja virtual que é a Amazon. Com essa campanha de favorecimento aos gigantes do mercado sobram as migalhas para as livrarias e tais editoras mais parecem agências de publicidade dos grandes marketplaces . A AEL RJ quer uma posição da ANL, CBL e SNEL sobre como combater esse MAL em nosso mercado. E saber das editoras citadas o que pretendem com isso : quais os planos para o futuro ??? Esses marketplaces estão dispostos a aniquillar a concorrência . Esta Black Friday foi uma prova disso. A GFK inclusive aponta que o aumento da venda do varejo mês passado ocorreu nas vendas online. Num momento complicado e delicado como esse que vivemos, logo aqueles de quem esperávamos apoio e parceria estão jogando o jogo de nossos adversários e deixando as livrarias abandonadas e relegadas a segundo plano. Agradeço a atenção em nome das associadas da AEL-RJ , e em nome das demais livrarias do Brasil.
Atenciosamente Antonio Carlos de Carvalho Presidente da AEL-RJ
1/12/2020 |