Imprimir E-mail

 

Empreendedorismo carioca

 

A Associação Comercial do Rio de Janeiro promoveu o 1º Fórum Rio Empreendedor, com políticos, empresários, agentes de cultura  e  participação da AELRJ que levou livros relacionados  aos temas discutidos nas  palestras e debates que aconteceram  em  28 e 29 de setembro durante todo o dia .


Danilo Bragança, da Livraria São Francisco, no estande da AELRJ no Rio Empreendedor

Foram apresentados 20 painéis onde 100 participantes falaram sobre  temas como indústria da saúde, economia circular, economia das favelas, cultura,  moda, mundo digital, Centro do Rio e segurança pública.

Tido como um dos mais importantes eventos da ACRJ  em 2023 o 1º Fórum Rio Empreendedor foi na sede da entidade, no Centro,  tendo entre os debatedores empresários como o presidente da  Federação  das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, políticos como Carlos Caiado, presidente da Câmara Municipal do Rio  e representantes da cultura carioca como o jornalista Anselmo Góes, do jornal O Globo, e a produtora de cinema Lucy Barreto.

No paínel Indústria do  Varejo, o vice-presidente de Marketing do SindilojasRio, Juedir Teixeira disse que o Rio precisa voltar a ser um lugar atrativo para viver, trabalhar, investir e empreender. Para isso, segundo ele, é necessário melhorar o ambiente de negócios. “O consumo das famílias representa 63% do nosso PIB e o varejo está fundamentalmente ligado a este índice. É uma atividade essencial para o Rio, que carece de melhorias de gestão e mais conhecimento e inovação”, disse.

Armando Ahmed, das Drogarias Venâncio, lembrou  que uma coisa que não muda no varejo é  o atendimento: “ É a parte mais importante do nosso trabalho”, e afirmou investir no treinamento contínuo de seus colaboradores, tanto no ambiente físico como no digital. Hoje, segundo ele, o WhatsApp é o principal meio de comunicação e também de publicidade para os clientes conhecerem produtos e ofertas de sua empresa.

Omar Peres, do restaurante La Fiorentina, que irá abrir filial no Centro, criticou o Estado pela burocracia para o empreendedor com problemas como a alta carga tributária  e também a violência na cidade “Os varejistas são verdadeiros heróis. É muita responsabilidade e coragem para empreender, diante desse cenário”.

Fundada em 1809 a ACRJ é uma das mais antigas entidades civis do Brasil e desde 1940 ocupa edifício na rua da Candelária no Centro , chamado de Palácio do Comércio, onde, no amplo hall de entrada está uma estátua do Barão de Mauá, tido como um dos maiores empreendedores do Segundo Império, no Brasil. Foi diante dessa estátua que a AELRJ montou o estande organizado por Danilo Bragança, da Livraria São Francisco.

Segundo ele, a seleção dos livros foi em função da natureza do evento tendo como temas principais empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. "A ideia", disse, " era suprir de boa bibliografia e boas referências os debates de alto nível que o encontro promoveu. Autores como Nassin Nicholas Taleb, Walter Isaacson e Dale Carnegie instigam bons debates  e são os preferidos de homens e mulheres de negócios do estado do Rio."

A biografia do empresário norte americano Ellon Musk, homem mais rico do mundo, escrita por Walter Isaacson, ganhou lugar de destaque entre as outras obras. Mas Nicholas Taleb também foi prestigiado com títulos de sucesso como A lógica do cisne negro, Antifrágil e o último lançamento, A Cama de Procusto que reune "aforismos filosóficos e práticos".

Dentre estes, um, na seção de frases sobre economia, lança um olhar complementar sobre o tema do evento organizado pela ACRJ: "Ser empreendedor é algo existencial e não apenas financeiro."

 

Kleber Oliveira

3/10/2023