Academia do Saber se filia à AEL |
A Academia do Saber, inaugurada em 1998, tem três lojas no Centro e é um dos mais bem sucedidos sebos do Rio. Ricardo, Renato e Rodrigo são os irmãos que respondem cada um por uma das lojas Juntas elas têm um acervo de mais de 350 mil livros.
Ricardo o mais velho dos três irmãos da Academia do Saber
A Academia do Saber foi uma constante nos suplementos literários do Jornal do Brasil e do Globo no começo dos anos 2000, com anúncios de compra de livros usados. "Foi uma estratégia para fixar o nome em que investi muito durante uns 3 anos", explica Ricardo. Ele diz que, do nome à cor do logotipo, tudo foi muito planejado. Academia, por que a proposta é ter um local de reunião de instrumentos do saber, como livros, revistas, e até cds, que eram vendidos no começo. A cor laranja da logomarca porque é a cor da sabedoria. Hoje o marketing é feito em jornais de bairro e principalmente com cartões de visita. Ricardo diz que quando vai comprar no cliente distribui os cartões nos escaninhos dos vizinhos e segundo ele, essa prática já o fez voltar sete vezes a um mesmo condomínio depois da primeira visita. Ele é o mais velho dos três irmãos e entrou para o ramo de livros aos 17 anos levado pelo pai Mário Leonardo Pereira dono do sebo Leonardo Marius, na rua da Constituição que hoje é uma das lojas Academia do Saber. A rede já teve uma quarta loja na Travessa do Ouvidor, inaugurada em 2007, que durou 3 anos. Segundo Ricardo não ajudou o fato de ela estar localizada num sobrado. Para ele, a melhor região para um sebo, no Centro do Rio é o entorno da praça Tiradentes.
Mesmo assim, é grande o número de sebos que têm fechado as portas nessa região e Ricardo prevê novas baixas. Ele atribui ao site Estante Virtual, que também trabalha com livros usados o motivo do desaparecimento de tantas livrarias. No entanto, ele não teme a concorrência das novas tecnologias como o livro digital. Diz que no começo é uma moda e depois as pessoas voltam ao livro. Cita o exemplo das cópias em xerox, que são mais baratas mas a maioria quer ter o objeto livro. Saindo da loja de Ricardo, na Avenida Passos, é só atravessar a rua Luiz de Camões para chegar a outra loja da Academia do Saber, sob os cuidados de Rodrigo, o irmão mais novo que entrou para o ramo aos 27 anos. A loja também tem um acervo de revistas e gibis. Segundo Rodrigo, o mercado de gibis sofreu muitas mudanças nos últimos anos com a invasão dos mangás japoneses. Das revistas, os carros chefe em vendagem são do tipo Superinteressante e as de apelo mais forte como a Playboy. Rodrigo diz que seu acervo de revistas é muito pesquisado por cenógrafos e figurinistas que querem conhecer trajes e decoração de época. Segundo ele, antes de escrever “Carmem - Uma Biografia”, o jornalista Ruy Castro lhe encomedou todas revistas com matérias sobre a cantora. Enquanto Ricardo lida com o marketing da Academia do Saber, Rodrigo faz a parte promocional. Ele mostra a filipeta com o apoio da livraria para a comédia “ZÉ – Zenas Emprovisadas” que reune nomes da nova geração de humoristas cariocas como Fernando Caruso e Marcelo Adnet.
Academia do Saber na Avenida Passos, prédio próprio de três andares
Academia do Saber Livraria e Sebo |