"Compra de acervo" foi tema de curso na AEL Imprimir E-mail

"O bom comerciante tem de gostar de vender e gostar de comprar" disse o diretor da ANL, Vitor Tavares, que ministrou o curso sobre o tema para profissionais de livrariass e também quem está interessado em entrar para o ramo.

 

Curso de 4 horas de duração ensinou comprar e negociar com editoras e distribuidoras

Curso de 4 horas de duração ensinou comprar e negociar com editoras e distribuidoras

 

Para Vitor, a pequena e média empresa tem dificuldade de disciplina e método: ”Para elas as grandes redes podem ser um bom espelho”. Disse que a segmentação facilita a compra do acervo mas ao mesmo tempo impede o crescimento da empresa, mas cita a exceção das livrarias universitárias.

Vitor frisou a importância que o livro infantil tem hoje no mercado e frisou a diferença entre segmentação e posicionamento: uma livraria pode ter um acervo geral mas tomar um determinado posicionamento em relação ao mercado. A Loyola, livraria em que é sócio, vende de tudo mas evita obras que possam ir de encontro a doutrina religiosa.

O sócio da Buriti Sebo Literario, Marcos Vinicio Idelfonso Cunha, participou do curso porque quer investir mais na compra de livros novos. Segundo ele, suas vendas nesse setor chegaram a 40 e 50% nos últimos meses e ele ainda não tem muito conhecimento sobre o trabalho com editoras e distribuidoras.

Achou o curso ótimo pela experiência do palestrante, dono de livraria há vários anos e suficientes as 4 horas de duração. Sugeriu que a AEL promova cursos voltados para livreiros do Rio com dados específicos sobre editoras e distribuidoras locais e que estes podem ter duração menor, em torno de duas horas.

Outro participante, Elcio Thenorio, veio de São Paulo especialmente para o curso. Quando tomou conhecimento, através da internet, a edição paulista, promovida na sede da ANL também com Vitor Tavares já havia acontecido. Elcio é jornalista e pretende abrir uma livraria virtual especializada em sustentabilidade que segundo ele vai se chamar Livrosfera.

Também de fora do Rio veio Marcelo de Abreu, com o colega Anderson Rezende, os dois da Livraria Veredas em Volta Redonda. Marcelo, há 21 anos na casa e há 12 no setor de compras, disse que veio em busca de subsídios para lidar com as grandes distribuidoras que muitas vezes não tem o livro no estoque e falham no tempo de entrega.

Para ele foi muita válida a troca de idéias, principalmente ouvir experiências como as do presidente da AEL, Antõnio Carlos de Carvalho, da Livraria Galileu, e constatar que os problemas de logística que o atingem no interior do estado também acontecem com as livrarias localizadas no Rio.

Entre outros casos que relatou , Antônio Carlos, falou da consignação de livros. Segundo ele algumas editoras se gabam de estarem emprestando seus livros para as livrarias quando na verdade são as livrarias, muitas em pontos nobres da cidade, que estão emprestando seu espaço para as editoras.

O próximo curso da parceria entre a AEL e a ANL vai ser no dia 18 de setembro com o tema “ Técnicas de atendimento ao cliente”. O palestrante Eduardo Infante vai dar dicas de como surpreender o cliente de maneira positiva para que isso se converta em vendas e fidelização.As inscrições já podem ser feitas no site da ANL: www.anl.org.br

 

Vitor Tavares fala sobre compra de acervo na terceira edição do curso

Vitor Tavares fala sobre compra de acervo na terceira edição do curso