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SNEL lança campanha de valorização da leitura


O  Sindicato Nacional de Editores de Livros promove, pela primeira vez,  campanha nacional  de incentivo à leitura a Leia. Seja, que terá o  ápice no dia Nacional do Livro, em 28 de outubro. Posters, paíneis, instalações  estão sendo divulgados em espaços públicos, bibliotecas, livrarias, editoras, distribuidoras e  rede sociais

 

Bela Gil como Capitu e Cauâ Reymond como Don Quixote; leitores viram personagens

 

Segundo o presidente do SNEL, Marcos da Veiga Pereira, a intenção é manter a campanha no ar pelos próximos meses; " Vamos aproveitar os grandes lançamentos recentes e aquecer as vendas de Natal. A indústria editoral e livreira precisa se mobilizar de forma permanente na divulgação do livro e da leitura".

A campanha Leia. Seja foi lançada oficialmente na Bienal Internacional  do Livro Rio  no ínício de setembro. É uma criação da agência  WMcCann, tendo à frente o publicitário Washington Olivetto. Ele  também participou como garoto propaganda fantasiado de Visconde de Sabugosa;  junto com a cantora Baby do Brasil , de Emília, no poster da campanha que faz referência à obra de Monteiro Lobato.

A ideia  da  Leia. Seja é de que ao ler um livro nos transformamos no personagem  com o qual nos identificamos. A campanha traz também posters  com o ator Cauâ Reymond  como Don Quixote de Cervantes; a autora e apresentadora Bela Gil como Capitu, de Machado de Assis: o jornalista e escritor Pedro Bial  como Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle, e o técnico de volei, Bernardinho como o Capitão Rodrigo, personagem de Érico Veríssimo.

Bernardinho, autor do livro Transformando suor em ouro, sobre a experiência como técnico da seleção brasileira de volei falou sobre a Leia. Seja no lançamento da campanha na Bienal e disse que é através da leitura que procura entender como os grandes líderes se comunicam com as novas gerações para terem sucesso no esporte e negócios.

Segundo ele, dois livros o inspiraram dentro do espírito da campanha Leia. Seja: Onde os homens conquistam a glória, com a história do astro do futebol americano Pat Tillman e  Nunca deixe de tentar, escrito pelo também astro, mas do basquete norte-americano, Michael Jordan.

Para o presidente do SNEL, Marcos da Veiga Pereira,"o Brasil precisa com urgência de uma revolução de cidadania e ética. Acreditamos que a leitura tem um papel fundamental a desempenhar nessas áreas. A campanha quer mostrar pessoas reconhecidas pelo público, com trajetórias marcadas pelos livros".

Além dos posters com os personagens da Leia. Seja, o SNEL disponibiliza marcadores de livros para livrarias e outros interessados em divulgar a campanha. O material pode ser conferido no site da entidade e a campanha está sendo curtida e compartilhada no Facebook e Instagram .

Outra campanha que o SNEL tem priorizado é pela aprovação da Lei do Preço Fixo do Livro que irá garantir a bibliodiversidade no mercado  e proteger pequenas e médias empresas contra os descontos abusivos no preços dos livros promovidos por sites na internet.

Uma lei semelhante foi aprovada este mês na Bélgica, e, durante um ano após o lançamento, o preço do livro poderá ter no máximo 5% de desconto. No projeto da lei brasileira o desconto máximo será de 10%. Mas, o presidente do SNEL lembra que a industria tem de se mobilizar  e votar a favor da lei na consulta popular que está sendo feita no site do Senado.

 

23/10/17