Imprimir

Os novos influenciadores

 

Blogueiros e booktubers disputam com livreiros e jornalistas a atenção de consumidores de livros, como mostrou o Encontro de Livreiros promovido pela editora Sextante. Além de profissionais do mercado o evento reuniu uma multidão de jovens que comentam, na internet, os novos lançamentos editoriais.

Os livros  têm perdido espaço na imprensa; o Prosa e Verso, último suplemento literário carioca, foi reduzido, em 2015,  a duas páginas no caderno feminino de O Globo. Em contrapartida aumenta o número de sites e canais dedicados a eles na internet.

 

Tomas Pereira, comenta os  lançamentos da Sextante para um público  predominantemente jovem


Bruno Mendes, CEO do Coisa de Livreiro, empresa que presta assessoria ao mercado editorial, e colunista do site Publishnews, alerta que  não há de se esperar por parte dos jovens comentaristas de livros da internet a visão de críticos literários; “ a função deles seria mais de trabalhar o conteúdo através do entretenimento”.

Mas destaca alguns canais de “conteúdo mais denso”, como o de Isa Lubrano, Ler antes de morrer; Tatiana Feltrin, Ligando livros à pessoas e Tati Leite, Vai ler um livro. Para Bruno, a maioria dos booktubers está no nicho da literatura jovem adulta, mas os que realmente conseguem converter seus comentários em vendas de livros estão na área de quadrinhos, terror e fantasia.

Segundo ele, muitos canais de booktubers se tornaram empresas legalizadas e grandes editoras têm campanhas mensais direcionadas a elas. O Coisa de Livreiro, que agencia mídias digitais,tem hoje 25 booktubers cadastrados, mas  Bruno não tem  o número deles operando hoje no país.

Matéria recente no jornal The New York Times diz que, segundo o YouTube, a comunidade de booktubers norte-americana teve cerca de 200 milhões de visualizações e, comparado com o mesmo período do ano passado o envolvimento com eles cresceu em 40%.

Blogueiros e booktubers foram a maioria que lotou a plateia do cine NET Rio, na terça-feira, 25, no Encontro de Livreiros da Sextante, que segundo o site PublishNews, é editora campeã de vendas no Brasil com maior número de livros na lista dos best-sellers.

Entre os novos influenciadores na plateia estava Maysa Evelyn Pires, analista de sistemas, “apaixonada por literatura” que criou  o blog Reino Literário, onde, com mais quatro colaboradores, resenha livros e, mais recentemente, séries de TV.

Segundo ela, o blog tem entre 50 e 60 mil acessos por mês. Recentemente, criou com 12 colegas a Aliança dos Blogueiros, grupo no Whatsapp para troca de informações sobre lançamentos. Já organizou  eventos em livrarias do Rio e lamenta que no município de Caxias, onde mora, exista apenas uma livraria onde o preço dos livros, numa média de 45 reais, é alto para os moradores da região.

Já Renata Calderaro, do blog  Escuta Essa, é designer, com formação em desenho industrial, e por isso assina não só resenhas mas também ilustrações do site que administra há quatro anos. Parceira de algumas editoras, promove sorteio de livros no blog. Segundo ela todos os encontros de editoras são bastante prestigiados pelo pessoal da internet como o de terça-feira.

O evento começou com café da manhã, regado também a refrigerantes, onde a maioria do público era formado por mulheres e se via muitas usando camiseta branca com a frase: “Nós não seremos silenciadas”, sugerindo um movimento feminista ou a versão nativa do #metoo.

A frase, no entanto, se refere ao livro Vox, uma das principais apostas da editora na nova safra. Escrito pela norte americana Christina Dalcher, é na linha do bem sucedido romance distópico O conto da Aia, de Margaret Atwood,   e descreve uma sociedade onde as mulheres não podem falar mais de cem palavras por dia.

Na saída do evento, a sacola  dada aos participantes trazia a mesma frase; “Nós não seremos silenciadas”, agora com o sentido revelado, mas entre os brindes havia um exemplar de outra aposta da editora; A magia do silêncio, da monja zen budista francesa Kankyo Tannier, que esteve no Brasil este mês para o lançamento.

A diversidade temática caracterizou a série de livros apresentados pela Sextante e pela sua coligada Arqueiro, no evento presidido por Tomás Pereira, sócio da editora junto com o irmão  Marcos, que, como presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros estava em Brasília numa reunião sobre a regulação do mercado editorial, mas gravou vídeo de saudações.

Disse que os lançamentos do segundo semestre  formam um dos pacotes mais expressivos que a editora já teve para o final de ano: “ Mostram a diversidade no que a Sextante faz e preserva  nossa ideia de contribuição, que sempre pautou nosso trabalho”.

Os livros foram  apresentados em telão, sempre com o preço de capa, acompanhados de book thrillers, comentários da equipe da Sextante, ou comentários em vídeo como da booktuber Pam Gonçalves com mais de 255 mil seguidores no YouTube. Livros como Uma dama fora dos padrões, romance de época, de Julia Quinn geraram murmúrios na plateia feminina quando exibidos no telão.

Mas a grande atração foi a presença  do chef de cozinha Claude Troigois que lança seu sétimo livro, Dicas, truques, segredos e histórias, desta vez não apenas com receitas, mas também dicas sobre os alimentos e episódios de sua trajetória, alguns narrados por ele no evento.

Como os irmãos Marcos e Tomás, netos do editor e livreiro José Olympio e filhos do fundador da Sextante, Geraldo Pereira, Claude Troigros segue a profissão dos ascendentes; o avô foi chef de cozinha inovador nos anos 30 e o pai fundou o restaurante três estrelas, nota máxima do Guide Michelin, Troigois ,na França.

Num evento onde a média de preço dos livros girou em torno de 40 reais, o de Troigois , a 150, foi o mais caro, mas o chef o recomenda: “Um livro de cozinha bem feito, pensado, que dá o caminho para a pessoa cozinhar um pouco melhor é algo importante”, disse.

Depois da apresentação de cerca de 30 lançamentos, o evento terminou com Regina Pereira, mãe de Marcos e Tomas pedindo para que todos se dessem as mãos, se apresentassem com um sorriso aos vizinhos da poltrona e falou da importância de colocar amor em tudo que se faz, principalmente no caso dos livreiros, que lidam com o público.

Na saida, Cinthya Ellen Martinhão,   que colabora com outros resenhistas do Brasil no blog Eu pratico livroterapia elogiou a forma de divulgação dos livros no evento mas  garantiu: " já fiz críticas  a livros da Sextante no blog,de leves a pesadas".

 

27/09/18